06 demonstrações feitas via Canvas e sem uso de software externo algum.
Nenhum software externo é usado nestas animações.





Se você é programador, entusiasta a web designer ou apenas gosta de ficar por dentro do “mundo mágico da programação”, estas demonstrações do poderio gráfico de Canvas certamente vão lhe chamar a atenção. E detalhe: os códigos listados a seguir são também um convite a quem “gosta de brincar com a física”, conforme comenta o próprio criador das animações.
Mas estamos falando do quê? O Canvas é um elemento de HTML5 capaz de delimitar uma área específica na página para a renderização dinâmica de gráficos. A linguagem mais utilizada por esse recurso é a Javascript – que permite, portanto, a criação de animações através de códigos de programação dinâmica.
Para visualizar e até mesmo interagir com os códigos elencados abaixo, clique sobre a opção “Ver demo” (ao lado do título de cada uma das animações); você será automaticamente direcionado ao site Develop Mozila ou ao Codepen.Io – endereços responsáveis por hospedar os recursos interativos.
1 – Zen Photon Garden (Ver demo)
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Esta demonstração permite que linhas sejam desenhadas na tela. Um tipo de feixe de luz branca fica ao fundo do monitor; os seus rabiscos vão funcionar como uma rede, filtrando alguns raios luminosos.
2 – Tear-able Cloth (Ver demo)
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Que tal testar a sua sensibilidade ao manusear uma rede superdelicada? Para interagir com esta animação, basta segurar o botão esquerdo do mouse sobre a rede mostrada e movimentar o cursor. E é claro: é possível configurar o código de acordo com as suas preferências na aba HTML.
3 – Particles (Ver demo)
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Opacidade, níveis de cor, linhas de conexão, posição de cada partícula e outros tantos movimentos e formas podem ser feitos e obtidos nesta animação conceitual. Trabalhe com a linguagem HTML e dê aos fragmentos as propriedades que mais lhe agradam.
4 – Canvas Rider (Ver demo)
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Clique em "Ver demo" para acessar a animação.
Ao menos um jogo escrito todo a partir de Canvas deveria ser listado, certo? Pois o seu desafio em Canvas Rider vai ser controlar um ciclista muito sensível aos controles. Use as flechas direcionais para movimentar o personagem, e atenção: cuidado para não curvá-lo demais – do contrário, uma queda visivelmente dolorosa vai ser emplacada pelo sujeito monocromático. Aperte a tecla “Enter’” para reiniciar o jogo e boa sorte!
E se for possível também “explodir” algumas partículas? Além de admitir a formação de desenhos circulares, um cenário caótico pode ser também criado nesta demonstração. Apenas passe o mouse sobre o quadro destinado à movimentação do cursor e surpreenda-se com as formatações configuradas pelo 30.000 particles. Você as destruiu todas? Tenha calma, pois aos poucos cada uma das três dezenas de milhares de pontos vai voltar ao seu lugar.
Gostou de detonar alguns pontos? Que tal, agora, explodir alguns vídeos? Basta clicar em qualquer ponto da animação mostrada e esperar pelo “bum!”. Progressivamente os “pixels” serão recompostos – eis a sua chance de mandar tudo pelos ares novamente.
O Canvas ainda não é a linguagem predominante quando se fala em animação no campo da programação de páginas de web. Entretanto, por dispensar o uso de ferramentas externas (como o Flash) e exigir apenas conhecimentos em HTML5, é bastante provável que, em pouco tempo, esse recurso se torne a principal referência em termos de dinamismo, interatividade, qualidade e resposta na área de animações de web pages.
Comentários
Postar um comentário